Imunodeficiência primária congênita

O que é

A imunodeficiência primária congênita é uma deficiência imunológica presente desde o nascimento do indivíduo. Algumas pessoas nascem com um sistema imunitário defeituoso.

Defeitos ou a ausência de uma série de genes hereditários podem resultar em imunodeficiências congênitas. Por exemplo, pessoas com uma certa característica recessiva podem não ter uma glândula do timo, e assim, não possuem imunidade mediada por células. Um traço recessivo diferente causa números reduzidos de células B, afetando a imunidade humoral.

Diagnóstico

Para que o diagnóstico da Imunodeficiência Primária Congênita aconteça de forma eficiente e num curto período de tempo, é recomendado que seja realizada uma investigação médica, inicialmente com exames de sangue (Hemograma e Imunoglobulina). Os exames, então, serão interpretados de forma cautelosa.

Caso haja a identificação de um paciente candidato, este será encaminhado ao Ambulatório CTR/DIP (Alameda Álvaro Celso, 241, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG), onde um de nossos especialista fará a confirmação diagnóstica.

Tratamento

Depois do diagnóstico, o paciente começa o tratamento, que na maioria das vezes (80%) é à base de Imunoglobulina (indicada quando o paciente não produz anticorpos ou quando eles não estão funcionando adequadamente). As aplicações podem variar de acordo com o paciente, mas são realizadas a cada 21 ou 28 dias, e duram em média três horas. Há também o uso de antibióticos, que são ministrados de forma contínua ou sempre que houver uma infecção oportunista.